O vice-presidente, Michel Temer (PMDB), apareceu em um vídeo patrocinado pelo seu partido no qual faz uma convocação para o congresso que será promovido pela sigla no próximo dia 17. No filme, ele afirma que o PMDB "é um partido preocupado com o país" e cita o programa de governo divulgado pela legenda no último dia 29 como o fruto desse alarde.

O documento mencionado por Temer traz uma série de reparos à política econômica adotada pelo governo Dilma Rousseff, do qual o PMDB é sócio desde 2011.
Intitulado "Uma ponte para o futuro", o programa não menciona explicitamente a gestão da petista, mas diz que o "nosso desajuste fiscal chegou a um ponto crítico" e que a solução será "muito dura para o conjunto da população".

O texto diz ainda que o governo "cometeu excessos" nos últimos anos e defende medidas como a privatização de ativos estatais para a recuperação das contas públicas.

"Quero convidar a todos os companheiros da Fundação Ulysses Guimarães e lideranças do partido para estarem aqui no dia 17 de novembro, quando teremos um congresso para discutir um programa do partido, que já foi pré-divulgado, mas que agora deverá receber as sugestões dos companheiros", diz o vice-presidente.

"O PMDB é um partido preocupado com o país e fez um programa preocupado com o país. Você deve colaborar, daí o nosso convite", encerra.

O vice, que submergiu nas últimas semanas se afastando da crise que há meses abala o governo, vai encerrar o congresso da sigla.

O evento foi organizado pelo ex-ministro Moreira Franco, presidente da Fundação Ulysses Guimarães, e um dos principais aliados do vice. Ele também é um crítico dos rumos do governo Dilma.