O Ministério da Saúde e o secretário Helio Angotti Neto terão 5 dias para esclarecer a nota técnica a favor do chamado “kit covid” e contra vacinas. A decisão foi tomada pela ministra do Supremo Tribunal Federal Rosa Weber nesta 4ª feira (26.jan.2022). 

Angotti comanda a área de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos do ministério. Na semana passada, publicou nota técnica rejeitando recomendação contra o uso do “kit covid”. Esses tratamentos não têm estudos conclusivos de eficácia contra o coronavírus. Mas são defendidos pelo presidente Jair Bolsonaro (PL).

A decisão da ministra Rosa Weber foi tomada em uma ação direta de inconstitucionalidade protocolada pelo partido Rede Sustentabilidade. A sigla argumenta que a nota técnica não tem o devido embasamento científico. Pede a anulação do documento e o afastamento cautelar do secretário Hélio Angotti.

No documento, o secretário rejeita a eficácia e segurança de vacinas contra a covid-19. Mas atribui essas características ao medicamento hidroxicloroquina. A posição já foi descartada pelas principais entidades de saúde do mundo. 

Uma nova versão da nota técnica foi publicada nesta 4ª feira (26.jan.2022) sem a tabela acima. O texto ainda defende os remédios do “kit covid”.