O senador da República pelo Tocantins, Siqueira Campos (DEM), que completará 91 anos nesta quinta-feira, 1º, terá em sua homenagem a celebração de um culto ecumênico. A cerimônia, prevista para às 19 horas, será realizada na Praça dos Girassóis ao lado do monumento do Cruzeiro, lugar onde foi celebrada também a primeira missa de Palmas em 20 de maio de 1989, no ano de lançamento da Pedra Fundamental.

A celebração ecumênica, que será aberta ao público e terá a participação do também ex-governador Siqueira Campos, tem previsão de apenas 1 hora de duração.

O culto será realizado por três líderes religiosos: um padre, um pastor e um representante espírita. Também estão previstas apresentações de uma orquestra e músicos regionais, além de uma surpresa musical, que será revelada somente na hora.

Segundo o deputado estadual Eduardo Siqueira Campos (DEM), várias autoridades políticas, como o governador Mauro Carlesse (DEM), artistas e pioneiros de Palmas confirmaram presença.

Eduardo menciona que para seu pai, todos os atos políticos dos últimos tempos voltados para sua figura foram visto como uma grande homenagem.  “Isso é o melhor medicamento que ele pode tomar para enfrentar todas as fragilidades de um homem de 91 anos. Ele se renova, renasce. Havia uma tradição dele passar o aniversário em Arraias (Sudeste do Estado), mas isso não é mais possível. Porém, para o dia de amanhã ele está ansiosa e se preparando para o culto”, comenta.

Senado

Aos 91 anos, Siqueira assumiu vaga no Senado no último dia 16 de julho. Ele tomou posse após licença do titular da vaga, Eduardo Gomes (MDB).

Na sessão especial de posse no Senado, Siqueira foi prestigiado por políticos de todo o país e defendeu em seu discurso a criação de mais estados na Federação.

Ainda segundo Eduardo Siqueira, não foi definida uma data para seu pai permanecer no Senado, porém, enquanto estiver ocupando a vaga pretende apresentar projetos voltados para a duplicação da BR-153, ferrovia norte-sul e melhorias na TO-0500, rodovia que atravessa a Ilha do Bananal.

Aniversário

Quanto à realização da cerimônia na Praça dos Girassóis, o deputado estadual afirma que foi um consenso ter a presença de vários religiosos, até mesmo para não distinguir crenças. Sobre o fato de o ex-governador completar 91 anos nesta quinta-feira, Eduardo Siqueira aposta que seu pai é um guerreiro.

“Se formos analisar as doenças que ele já atravessou, meu pai é uma prova de vida e força. Ele não se entrega à doença nenhuma e a nada. Ele diz que quer viver até quando Deus permitir. Ele tem muita vontade de viver”.

Siqueira Campos

José Wilson Siqueira Campos nasceu em Crato no Ceará, em 1928, filho de Pacífico Siqueira Campos, que tinha a profissão de seleiro e sapateiro  e de Regina Siqueira Campos. Siqueira Campos foi o primeiro governador do Tocantins, além de importante personagem na criação do mais novo estado da Federação Brasileira. O político assumiu a vaga no ano de 1989 como primeiro governador. O mesmo cargo foi ocupado por mais três vezes por ele.