Após o presidente Jair Bolsonaro (PSL) defender o fim de aulas teóricas e práticas para tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), o Sindicato das Auto Moto Escolas e Centro de Formação de Condutores no Estado de São Paulo (Sindautoescola-SP) emitiu nota repudiando as declarações do presidente.

“Presidente Jair Bolsonaro, o trânsito brasileiro não é uma fazenda!!!”, diz o título da nota. No texto, o presidente do sindicato, Magnelson Carlos de Souza traz, dados sobre violência no trânsito e afirma que a forma como o assunto foi levado à sociedade é “inadequada e simplista”.  

“É fato que a formação de condutores como é hoje precisa ser revista, aprimorada e atualizada, porém, é imprescindível que exista um conjunto de ações, normas e diretrizes a serem seguidas. Todo o nosso setor está à disposição do governo federal para se adequar a esse novo momento de mudanças”, diz a nota.

Nesta semana, durante live em sua página no Facebook, o presidente disse: “eu, com 10 anos de idade, aprendi a dirigir trator na fazenda em Eldorado Paulista. E acho que nem devia ter exame de nada. Parte escrita apenas e ir para prática logo. Não tem que cursar autoescola, ter aula de um monte de coisa que já sabe o que vai acontecer. Então, deveria ter uma prova prática e uma prova escrita ali. Seria o suficiente para tirar a carteira de habilitação. Mas vamos deixar isso para um segundo momento”.