Há dois dias o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Antonio Andrade (PSL), divulgou no site da Assembleia, em postagem dia 31 de dezembro, como positiva a atuação dos deputados no ano, com destaque para 158 sessões realizadas, entre ordinárias, extraordinárias, solenes e especiais, e 383 propostas de normas submetidas ao crivo dos parlamentares.Ao se confrontar estes números com o que a Assembleia Legislativa pagou neste ano, em todos os tipos de despesas até o dia 27 de dezembro - última data registrada no portal da Transparência da Casa-, pode-se estimar quanto cada tocantinense pagou pelo trabalho parlamentar no ano de 2021, entre projetos de Lei (276), Medidas Provisórias (21), Proposta de Emendas Constitucional (4) e Projetos de Decreto Legislativo (28). De acordo com o detalhamento consolidado das despesas empenhadas (isto é, reservadas para pagamento) o valor é de R$ 295.149.167,10 dos quais, efetivamente já houve o pagamento de R$ 286.289.361,94. O valor empenhado indica que cada uma das 158 sessões custa para o tocantinense o valor de R$ 1.868.032,70. Se a comparação ocorrer com cada uma das 383 proposituras que tramitaram na casa, cada norma analisada tem o valor médio de R$ 770.624,46.No material com os dados divulgados no site da Assembleia, o presidente da Assembleia afirma que o parlamento nunca deixou de cumprir as atividades, mesmo com a pandemia. “Esta é uma demonstração de respeito aos tocantinenses e também por entendermos a importância do papel do Parlamento Estadual para desenvolvimento do Tocantins”.Como a Assembleia gastou R$ 295,1 milhõesConforme o demonstrativo, 45% do valor pago até agora (R$ 128.643.427,24) são para os salários, 13º e os abonos. É a principal despesa do legislativo.A segunda maior despesa, que consome 16% do total, é para auxílio-alimentação. O total é de R$ 45.852.175,25. Cada servidor recebe o valor de R$ 1.700 como auxílio-alimentação. Este ano, o presidente baixou o decreto legislativo de nº 1.271 que concedeu uma parcela a mais do auxílio-alimentação para todos os servidores.Outras despesas consideráveis da Casa, no patamar de 15% do total se refere a despesas de anos anteriores. Consumiu R$ 42.547.735,01 até o dia 27 de dezembro. Em seguida, aparecem contratos com diversas empresas para serviços terceirizados, com R$ 20.466.293,59, ou 7% do total.