Depois da confirmação, nesta quinta-feira (12), de que o secretário especial de Comunicação Social da Presidência da República, Fabio Wajngarten, contraiu Covid-19, dois senadores que viajaram com ele na comitiva presidencial aos Estados Unidos estão em quarentena em suas casas. Nelsinho Trad (PSD-MS) e Jorginho Mello (PL-SC) aguardam os resultados dos exames.

O presidente da Casa, Davi Alcolumbre (DEM-AP), anunciou nesta quarta-feira (11) medidas de prevenção contra o novo vírus no prédio do Senado. O acesso às dependências será restrito a funcionários, credenciados e senadores. As autorizações para missões internacionais também estão suspensas. As regras valem a partir de sexta-feira (13). 

Entre as regras está a quarentena automática de 14 dias para quem veio de países com alto índice de contágio ou se tivesse tido contato com algum paciente com a doença. Segundo sua assessoria, Alcolumbre teve contato tanto com os senadores quanto com outros ministros que estavam na comitiva do presidente Jair Bolsonaro.

“Os parlamentares, servidores e demais colaboradores que tenham mantido contato próximo com casos suspeitos ou confirmados de covid-19 e não apresentem sintomas respiratórios ou febre, serão afastados administrativamente por até 14 dias, a contar da data do contato.” 

Em nota divulgada por sua assessoria de imprensa, Trad confirmou que viajou com Wajngarten.

“Após ser informado de que o chefe da Secretaria Especial de Comunicação, Fabio Wajngarten, estava com suspeita de ter contraído o Covid-19 [caso agora já confirmado], o senador Nelsinho Trad vem cumprindo todos os protocolos do Ministério da Saúde. O parlamentar não apresentou nenhum sintoma do Covid-19 e já realizou os exames, nesta manhã, de acordo com as orientações da OMS. Assim que o exame ficar pronto, o resultado será divulgado”, escreveu.