As mudanças no primeiro escalão do Governo do Estado foram divulgadas nesta segunda-feira, 25. Além de novos titulares para as pastas que tiveram gestores afastados pela Justiça, o governador interino Wanderlei Barbosa (sem partido) alterou outros departamentos da Administração.

Nesta terça-feira, 26, o governador interino recebeu ofícios dos seguintes gestores pedindo exoneração dos cargos: Sebastião Alburqueque - secretário chefe do Gabinete do Governador; Juliana Passarin - secretária da Infraestrutura, Cidades e Habitação e presidente da Agência de Tocantinense de Transportes (ATT); Divino José Ribeiro - presidente do Instituto de Terras do Tocantins e Adriana da Costa Pereira Aguiar - secretária da Educação, Juventude e Esporte (Seduc).

Mudanças 

Conforme a publicação do Diário Oficial desta segunda, uma das pastas que tiveram mudanças foi a Secretaria de Segurança Pública (SSP). Nela saiu Cristiano Sampaio e entrou Wlademir Costa Oliveira

Na Secretaria de Parcerias e Investimentos, o gestor Claudinei Quaresemin deixou o cargo e entrou José Humberto Filho.

Já na Secretaria da Casa Civil saiu Rolf Vidal e entrou interinamente Sebastião Pereira Neuzin. O novo titular ainda não foi nomeado.

Na Governadoria o então gestor Divino Allan Siqueira deixou o cargo e entrou Joseph Madeira.

Houve troca também na Secretaria da Fazenda. Saiu da pasta  Sandro Armando e entrou Jairo Mariano, que também acumulará cargo com a Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia (Adetuc). 

Outra pasta importante que teve troca é a Secretaria da Saúde, onde saiu Edgar Tollini e assumiu o cargo Afonso Piva de Santana.

Na Secretaria de Comunicação, o jornalista Élcio Mendes deixou o cargo e até o momento, o novo titular não foi nomeado. Na Secretaria Extraordinária de Ações Estratégicas saiu Keliton Barbosa e o novo titular também não foi nomeado. 

A Secretaria Extraordinária de Assuntos Parlamentares tem agora como gestor Darci Martins Coelho. O cargo até então era ocupado por José Humberto Marques.

Na Secretaria da Indústria saiu Tom Lyra e entrou Carlos Humberto Duarte de Lima.

Houve trocas na Agência de Tecnologia da Informação, onde saiu  Thiago Pinheiro Maciel e entrou Marco Aurélio Giralde.

Wanderlei também nomeou Rafael Sulino de Castro para substituir Inejaim Siqueira. O gestor atuará como secretário executivo na Secretaria de Administração, cargo responsável por gerir o Servir (antigo Plansaúde), um dos motivos  da investigação que levou ao afastamento de Carlesse por seis meses do cargo. 

Carlesse é investigado por suposto recebimento de propina e por interferência em investigações da Polícia Civil do Estado.

Investigados 

Na última sexta-feira, 23, o Diário Oficial do Estado (DOE) publicou a exoneração dos investigados das operações Éris e Hygea na alta cúpula da Secretaria de Segurança Pública e também do secretário de Estado de Parcerias e Investimentos, Claudinei Aparecido Quaresemin, e do então secretário Executivo da Administração, Ineijaim José Brito Siqueira. Esses dois últimos teriam realizado o pedido de exoneração que foi aceito pelo governador em exercício, Wanderlei Barbosa (Sem partido). 

Com relação aos investigados, o governador em exercício determinou a exoneração dos cargos em comissão e dispensa das funções de confiança dos demais servidores afastados, pelo prazo de 180 dias. 

Os exonerados são o secretário de Estado da Segurança Pública Cristiano Barbosa Sampaio, o secretário executivo da Secretaria da Segurança Pública Servilho Silva de Paiva, a secretária executiva do Tesouro do Estado Dilma Caldeira de Moura, a delegada geral da Polícia Civil Raimunda Bezerra de Souza, o corregedor-geral da Segurança Pública Ronan Almeida Souza, a diretora da Escola Superior de Polícia Cínthia Paula de Lima. 

Além do gerente do Núcleo de Inteligência do Detran, José Mendes da Silva Júnior, o Gerente de Inteligência da Casa Militar Rudson Alves Barbosa e o Assessor de Gabinete da Seduc Rodrigo Assumpção Vargas.