Em entrevista à CBN Tocantins, o novo secretário da Fazenda (Sefaz), Edson Ronaldo Nascimento, que tomou posse na semana passada, disse que é contrário ao aumento de impostos e que pretende encontrar outras alternativas para aumentar a arrecadação do Estado.

“O governo do Estado já tomou medidas para controlar os gastos no último ano. Agora vamos para uma segunda fase, que estamos chamando de modelo de gestão, que é explorar as receitas que temos disponíveis sem a necessidade do aumento de impostos”, declara. Ele citou o exemplo de uma negociação, que já iniciou, como o banco para recuperação da dívida ativa do Estado, que hoje está no valor de R$ 2 bilhos. “Existe uma possibilidade de retorno de até 40%”, então partimos de uma expectativa de R$ 800 milhões, que estão aí disponíveis através da inscrição dessa dívida ativa”, explica.

Investimentos

Ainda durante a entrevista, o secretário disse que pretende trabalhar em novas linhas de financiamento para o Estado junto ao Governo Federal, e que existe uma grande possibilidade de retorno positivo já que o Tocantins controlou as dívidas no último ano.

“Pretendemos atrair novos investimos para o Estado. Aumentar a renda e o emprego”, declara, afirmando que pretende trabalhar em programas de incentivo fiscal para atrair novos empresários, para criar novas arrecadações.