O juiz Sérgio Moro, da 13ª Vara da Justiça Federal em Curitiba, determinou neste domingo (8), que a ordem de soltura do ex-presidente Lula expedida pelo desembargador federal Rogério Favreto, do TRF-4, não seja cumprida.

Moro afirmou que o processo do ex-presidente não está mais no TRF-4. O juiz Sérgio Moro destacou em seu despacho que não cabe a Rogério Favretto determinar a soltura do ex-presidente Lula. “O Desembargador Federal plantonista, com todo o respeito, é autoridade absolutamente incompetente para sobrepor-se à decisão do Colegiado da 8ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região e ainda do Plenário do Supremo Tribunal Federal.”

O juiz disse ainda que foi orientado pelo presidente do TRF-4 a consultar o relator das ações da Operação Lava Jato no tribunal, João Pedro Gebran Neto e pede à autoridade policial que espere o esclarecimento deste impasse jurídico para “evitar descumprimento da ordem de prisão”.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi condenado no processo do triplex, no âmbito da Operação Lava Jato, por corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

O despacho de Rogério Favreto, que já foi filiado ao PT, determina a suspensão da execução provisória da pena e a liberdade de Lula.