No próximo domingo ocorrerão as Eleições Gerais para a escolha do presidente, governador, senador, deputados federais e estaduais, e o eleitor deve ficar atento para não deixar nada para última hora. Nesta edição, o Jornal do Tocantins disponibiliza ao leitor, informações sobre os locais de votações, seções e zonas eleitorais, alertas sobre crimes eleitorais e como sanar dúvidas sobre o processo eleitoral. No Tocantins, 1.039.439 de eleitores estão aptos a votar e são esperados nas urnas.

Neste pleito, estará disponível aos eleitores dos 139 municípios do Estado, 4.872 urnas eletrônicas, 4.147 seções que serão distribuídas em 870 locais de votação. O orçamento total para a realização d esta eleição é R$ 13.024.881,00.

De acordo com informações do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO), o processo eleitoral terá uma força de trabalho com 40 magistrados, 351 servidores efetivos, 163 terceirizados e 16.564 mesários.

No dia 7 de outubro, o eleitor apto a votar pode ir à sua seção eleitoral entre às 8h e 17h. O título de eleitor traz a zona eleitoral e a seção em que o eleitor vota, mas o eleitor poderá votar com apenas um documento oficial com foto ou ainda com o aplicativo e-Título, disponível para smartphones e tablets.

Não aptos

No Tocantins, um total de 48.588 títulos foram cancelados, o que significa que estes eleitores não poderão votar nestas eleições, conforme informações do TRE.

Não poderão exercer o direito ao voto os eleitores que não justificaram ausência em três eleições consecutivas, que perderam o prazo para justificação e não pagaram a multa pela irregularidade, quem não participou da revisão biométrica, aqueles que estão com os direitos políticos suspensos e os que não tiraram o título de eleitor até o dia 9 de maio e nem regularizaram sua situação perante a Justiça.

Crimes eleitorais

O crime eleitoral não é cometido apenas pelos candidatos, os eleitores também os praticam e estão passíveis de sofrer sanções, por isso é importante ficar atento às várias situações proibitivas. Para denúncias ou sanar dúvidas, o eleitor pode ligar para o 0800 6486 800, das 8 às 19 horas, de segunda a sexta-feira. Confira mais informações sobre os crimes na página 21.

Clique abaixo nas imagens para conferir mais orientações: