O ministro da Casa Civil disse nesta 2ª feira (4), após a sessão conjunta do Congresso que deu início à Legislatura, que o governo trabalha na construção de um projeto que conserta a atual Previdência e que, por outro lado, criará um novo mecanismo para o Brasil.

Onyx afirmou que, com a nova Previdência, em pouco mais de 5 anos, deverá sobrar emprego e faltar gente no país.

“Todos os especialistas dizem que quando o Brasil atingir em torno de 20% de poupança interna sobre o PIB, o Brasil conseguirá, sustentavelmente, crescer a índices superiores a 3% ao ano“.

O ministro afirmou que a nova proposta terá como base um regime de capitalização, que trabalhará com a poupança individual de cada brasileiro.

“Exatamente para poder dar segurança e garantia aos futuros segurados para previdência social e para que o Brasil consiga ampliar sua poupança interna, para poder financiar seu crescimento“, disse.

Questionado sobre o projeto anticrime, apresentado pelo ministro Sergio Moro nesta 2ª feira, Onyx respondeu que não há uma escala de prioridades. Mas disse que a Previdência deve tramitar mais rapidamente.

“São coisas diferentes. O projeto anticrime vai passar pelo trâmite congressual e ele, por ser um projeto de lei, tende a ter uma velocidade um pouco menor do que a PEC da nova previdência. Porque ela, na verdade, é o grande objetivo da grande União Nacional. Deverá ser feito um grande pacto nacional em torno da nova Previdência brasileira“, afirmou.