Na tarde de ontem, César Simoni (PSL), Mauro Carlesse (PHS) e Márlon Reis (Rede) apresentaram os registros de candidato ao governo estadual no Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO). O ex-prefeito Carlos Amastha (PSB) fez o pedido de registro de candidatura no último dia 9. A feminista e ativista social Bernadete Aparecida, indicada em convenção pelo PSOL como candidata ao governo não formalizou o registro, mas informou que fará o registro individual hoje, prazo ainda permitido pela Justiça Eleitoral.

Ainda é cedo contabilizar o número de candidatos no Estado, pois nos próximos dias abrirá o prazo para os candidatos definidos em convenção, mas que não foram apresentados pelas coligações nos registros, fazerem os pedidos de candidatura. Ontem, foram contabilizados mais de 300 candidatos, somando os postulantes a governador, vice-governador, deputado estadual, deputado federal e senador.

Amastha vai para a disputa tendo com candidato a vice-governador, o empresário Oswaldo Stival (PSDB), e na disputa das duas vagas ao Senado, buscando a reeleição, Ataídes Oliveira (PSDB) e Vicentinho Alves (PR). A coligação majoritária A verdadeira mudança conta com os seguintes partidos: PSB, PODE, PSDB, PR, MDB e PSC. O registro foi feito pela assessoria jurídica da coligação.

Com chapa pura, o PSL lança o candidato Simoni ao governo, com Paulo Henrique Lima como vice e Antônio Jorge e Farlei Meyer na disputa do Senado. O registro foi feito por meio da assessoria jurídica.

Buscando a reeleição, o candidato ao governo do Estado, Mauro Carlesse (PHS), não compareceu no TRE-TO para fazer o registro de candidatura. O assessor jurídico da coligação Governo de Atitude, Diogo Prados, explicou que o governador Carlesse tinha outros compromissos no interior do Estado e o registro era apenas uma formalidade. Carlesse disputa novamente junto com o vice, Wanderlei Barbosa (PHS), tendo na chapa como candidatos ao Senado César Halum (PRB) e até então Siqueira Campos (DEM), pois existe uma movimentação para trocar o nome, confira a matéria ao lado. A coligação conta com o apoio dos seguintes partidos: PHS, DEM, PPL, Patriota, PPS, PP, PTC, PRB, PMN, PROS e SD.

Outro candidato na disputa é Márlon Reis, que tem como a vice-governador, o ex-deputado estadual José Geraldo (PTB), e ao Senado, o deputado federal Irajá Abreu (PSD) e o deputado estadual Paulo Mourão (PT), formando a coligação Frente Alternativa, composta pelos seguintes partidos: Rede, PV, PC do B, PDT, PT, PRTB, PSD e PTB. Dos quatro postulantes, foi o único que compareceu pessoalmente no TRE-TO para formalizar o registro de candidatura, acompanhado dos candidatos a vice e ao Senado.

PSOL

O TRE-TO explicou que o PSOL transmitiu ao sistema da Justiça Eleitoral ainda ontem o Demonstrativo de Regularidade de Atos Partidários (Drap) e com isso, após publicação de edital mostrando o envio desse documento, os candidatos escolhidos em convenção poderão apresentar os pedidos de registro de candidatura individual. A candidata ao governo pelo PSOL, Bernadete Aparecida, sem detalhar o motivo de não ter realizado o registro ontem, disse que faria o pedido hoje.

Os pedidos de impugnação de candidaturas poderão ser apresentados conforme publicação dos pedidos de registros forem feitas pela Justiça Eleitoral, com encerramento do prazo no próximo dia 23.