O Psol anunciou nesta terça-feira (12) que buscará criar uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para investigar a atuação das milícias em todo o país.

O anúncio ocorreu em entrevista à imprensa da bancada do partido na Câmara dos Deputados sobre a prisão de dois suspeitos de envolvimento no assassinato da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes, em março de 2018.

Segundo o deputado Marcelo Freixo (Psol-RJ), o pedido de criação ficou pronto nesta 3ª e será deliberado junto a bancada do partido na Câmara. Para ser criada, uma CPI precisa receber assinaturas de 171 deputados apoiando o pedido.

“É uma CPI para investigar a atuação das milícias. Acho que essa é uma resposta que o Congresso pode e deve dar. A gente vai responder sempre na política”,disse Freixo. “Estamos vivendo uma fronteira entre democracia e barbárie.”

CASO MARIELLE: PSOL COMENTA PRISÃO DE SUSPEITOS

Nesta terça-feira, dois suspeitos de assassinar a vereadora Marielle Franco foram presosno Rio de Janeiro.

Marcelo Freixo afirmou que o Psol não pretende explorar o fato de 1 deles, Ronie Lessa, morar no mesmo condomínio em que o presidente Jair Bolsonaro tem uma casa, na Zona Oeste do RJ. “Nós não vamos fazer qualquer ilação em relação ao presidente Bolsonaro. Sabemos que tem fotos recentes dos 2 [Lessa e Jair Bolsonaro], sabemos que eles eram vizinhos”, disse.

“Quando eu apresentei 1 pedido de criação da CPI das Milícias [na Câmara do Rio de Janeiro], o então deputado federal Jair Bolsonaro defendeu a legalização das milícias”, afirmou Freixo. “Eu prefiro falar sobre isso, não sobre sua vizinhança, porque isso não pode gerar qualquer responsabilidade.”