A propaganda eleitoral na televisão e no rádio começa na próxima sexta-feira, dia 26, e segue até 29 de setembro. Uma novidade neste ano, de acordo com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), é que tanto no rádio quanto na TV o tempo de veiculação será de 10 minutos em cada oportunidade e os programas serão utilizados apenas para divulgar as candidaturas a prefeito. Os vereadores terão inserções de 30 ou 60 segundos durante a programação, no mesmo período.

Todas as emissoras deverão destinar um tempo diário de 70 minutos para que as inserções e a propaganda aconteçam. No rádio estão previstas para acontecer das 7 horas às 7h10 e das 12 horas às 12h10. Na TV o horário será das 13h às 13h10 e das 20h30 às 20h40, de segunda a sábado. No domingo somente as inserções serão veiculadas.

A legislação eleitoral é clara quando trata da propaganda eleitoral que deve ser gratuita e não admite, em qualquer formato, a propaganda eleitoral paga. Outro ponto importante é que não é permitido a participação “de qualquer pessoa” que receba remuneração e a lei proíbe ainda a utilização de montagem, computação gráfica, desenhos animados e efeitos especiais.

O Cartório da 29ª Zona Eleitoral, em Palmas, realiza a partir das 10 horas de hoje uma reunião com os representantes da imprensa do rádio e TV para esclarecer todas as questões necessárias sobre a veiculação.