A procuradora Geny Helena Fernandes Barroso Marques, que assinou neste mês o termo de posse de procuradora-chefe do Ministério Público no Distrito Federal e Tocantins (MPT-DF/TO), participou nesta quinta-feira, 25, de uma live do Jornal do Tocantins e ressaltou sobre a importância do combate ao trabalho análogo à escravidão no Estado. 

Na ocasião, a procuradora-chefa explicou que no ano passado, apesar das restrições impostas pela pandemia da Covid-19, foram realizadas 266 fiscalizações no Distrito Federal e mais 20 estados, incluindo o Tocantins. De todas as fiscalizações, 100 delas culminaram no resgate de trabalhadores, sendo cinco deles libertados só no Tocantins

Já na operação Resgate, em janeiro deste ano, no Tocantins, de acordo com o balanço, 16 pessoas foram resgatadas no Estado. Todos eram trabalhadores rurais que estavam vivendo em barracos de lona. 

“No Tocantins, há muitas situações de trabalho escravo, além de grande polo frigorífico com suas peculiaridades. Sem contar as demais questões que surgem, como discriminação, assédio e combate ao trabalho infantil, assuntos primordiais na atuação do MPT”.

Confira a íntegra da live no vídeo abaixo.