O prefeito foi afastado, seu vice assumiu por volta das 15 horas e antes no início da noite, liminar concedida pela Justiça Eleitoral permitiu que o gestor afastado horas antes pudesse retornar ao cargo. Tudo aconteceu hoje no município de Piraquê, região Norte do Estado, a 432 Km de Palmas.

 

João Batista Nepomuceno Sobrinho (PSDB), conhecido como João Goiano, foi afastado do cargo de prefeito por despacho concedido na última quarta-feira, mas a determinação foi cumprida nesta sexta. O vice Eduardo Sobrinho foi, então, empossado, mas a defesa do prefeito recorreu e decisão liminar expedida hoje determinou o retorno do afastado, o que deve ocorrer apenas a partir da próxima segunda-feira.

 

João Goiano foi condenado pela Justiça Federal a ressarcir R$ 43.392,98 à Fundação Nacional de Desenvolvimento Escolar, além de multa de dez vezes o valor do salário recebido em dezembro de 2004, quando também foi prefeito. A condenação é por ter deixado de entregar a prestação de contas à época.

A Justiça Federa também decidiu pela suspensão dos direitos políticos de João Goiano por quatro anos.

 

A ação que levou ao afastamento de Goiano é de autoria do vice, que usou a decisão da Justiça Federal na argumentação, porém, apesar da suspensão dos direitos políticos, não havia sido definida a perda da função pública.

 

Para saber mais sobre o assunto, não deixe de ler reportagem completa na edição impressa de amanhã.