A prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro (PSDB), assume nesta terça-feira, 30, a 2ª vice-presidente do Consórcio Nacional de Vacinas das Cidades Brasileiras (Conectar), primeiro consórcio público de municípios brasileiros para a compra de vacinas contra a Covid-19, medicamentos e insumos.

A eleição, que ocorreu de forma virtual, realizada nesta segunda-feira, 29, teve 682 eleitores que corresponderam a 2.970 votos, já que o peso de cada voto varia de acordo com o número de habitantes dos municípios.

A eleição teve chapa única, presidida pelo prefeito de Florianópolis/SC, Gean Loureiro (DEM). O prefeito de Belém/PA, Edmilson Rodrigues (PSOL), é o vice-presidente do consórcio e Cinthia Ribeiro, como dito, é a 2ª vice-presidente. No total, a diretoria do consórcio é formada por 15 prefeitos; outros seis compõem o conselho fiscal da autarquia.

Concectar

O Conectar é uma iniciativa liderada pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP), segundo a entidade,  já conta com a manifestação de interesse de mais de 2,6 mil municípios, sendo 25 capitais, e mais de 1,8 mil cidades já tiveram sua Lei Autorizativa aprovada em suas Câmaras Municipais.

Posse

Conforme a FNP, a posse da diretoria ocorre nesta terça-feira, às 10 horas. Depois da solenidade, o consórcio poderá iniciar as tratativas com os laboratórios para a compra do imunizante, insumos e medicamentos. O objetivo é unir forças com a União e os estados para dar maior celeridade ao processo de vacinação dos públicos-alvo no Brasil.

Cinthia Ribeiro

A gestora em suas redes sociais disse ser uma conquista importante para a Capital. “É uma honra para Palmas, além de fazer parte do Consórcio de Vacinas, integrar a primeira diretoria que vai comandar os trabalhos do maior consórcio público em saúde do país. Prefeitos de todas as regiões do Brasil estão unidos em uma iniciativa inédita que busca alternativas para imunizar a população e salvar vidas”, disse a prefeita.