Após selarem a paz, lideranças do PMDB participaram na última sexta-feira, em Palmeirópolis, 458 km de Palmas, da primeira reunião juntos, e foram recebidos pelos ex-prefeito da cidade Enoque Souza. O ex-governador Marcelo Miranda e o deputado federal Junior Coimbra foram pivôs de um racha dentro do partido em 2012 após uma disputa pela liderança do diretório estadual do partido. O entendimento entre os dois é que o partido chegará à convenções com um nome do candidato a governador definido. No entanto, as duas pré-candidaturas, de Marcelo e Coimbra, continuam em pé, mesmo o deputado tendo afirmado que será a segunda opção do partido.

 

Coimbra ressaltou que as convenções serão realizadas nos dias 29 ou 30 de junho, mas que os nomes dos candidatos devem ser decididos dez dias antes. “Quem estiver em melhores condições de disputar as eleições será o candidato do partido”, disse. Segundo ele, se as eleições fossem hoje, o candidato ao governo pelo PMDB seria Marcelo. “Mas ainda estou focado na minha pré-candidatura ao governo. Ainda temos tempo até as convenções e na política as coisas mudam rápido de uma hora para a outra”, explicou.

 

Mesmo sendo o candidato mais cotado para concorrer ao governo do Estado pelo partido, Marcelo Miranda enfrenta questionamentos na Justiça Eleitoral sobre sua candidatura em outubro. Em 2010, o ex-governador não foi autorizado a tomar posse como senador após ganhar a vaga nas urnas. Questionado se esse fato está influenciando na decisão de manter a pré-candidatura ao governo, Coimbra ressaltou que não analisa o caso dessa forma. “Eu entendo que os questionamentos que ele enfrenta na Justiça Eleitoral não darão a inelegibilidade ao Marcelo. Não analiso dessa forma”, ressaltou.

 

Até o fechamento desta edição, a reportagem do Jornal do Tocantins não conseguiu contato com o ex-governador Marcelo Miranda para comentar o assunto. Ontem, o ex-governador esteve em uma reunião em Alvorada.

 

Senado

Também presente na reunião, o ex-governador Carlos Henrique Gaguim afirmou que o grupo deve permanecer unido para as eleições. “Eu mesmo disse que agora não existe mais grupo do Marcelo ou do Coimbra. Agora somos o PMDB.” Segundo ele, o partido caminha para uma chapa pura. “O Marcelo é o candidato, já que o Coimbra tem se colocado como segunda opção do grupo.” O ex-governador alega que vai lutar para levar sua pré-candidatura ao senado às convenções do partido no final de junho. “Eu quero o direito de disputar a candidatura ao senado”, ressaltou.

 

Paz selada

Marcelo Miranda e Junior Coimbra participaram da primeira reunião juntos após racha. Eles alegam que PMDB está unido e chegará as convenções com o nome do candidato ao governo definido.