A Polícia Militar (PM) afirmou ao Jornal do Tocantins que se for necessário, o policiamento será intensificado em Palmas neste feriado de 7 de Setembro, quando haverá manifestação em prol do presidente da República Jair Bolsonaro (Sem partido). Porém, a instituição afirmou que as ações seguiram a estratégia da operação Independência, onde o policiamento será intensificado caso necessário. 

O Jornal do Tocantins entrou em contato com o Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins para informações a respeito da proteção do local, no entanto, a corporação informou que não há solicitação dos organizadores da manifestação para esta cobertura especial e, caso necessário, podem acionar no 193.

De acordo com a Polícia Militar, desde sábado, 4, que a PM trabalha na operação da Independência. A ação ocorre até esta quarta-feira, 8, feriado da Padroeira do Estado - Nossa Senhora da Natividade. 

Segundo a PM, a operação contará com 600 policiais militares por dia, que conforme a polícia, corresponde ao efetivo policial militar escalado ordinariamente no serviço de radiopatrulha das unidades ordinárias e especializadas, bem como o efetivo apto e disponível, existente nas unidades, especialmente o serviço administrativo, que atuarão como reforço.

No decorrer da Operação Independência, a PM diz que serão intensificadas as ações de polícia ostensiva e de preservação da ordem pública, fiscalização de veículos e pessoas nas rodovias, as ações de fiscalização nas divisas, além da fiscalização das medidas sanitárias restritivas, impostas pelos governos estadual e municipais, em razão da pandemia da Covid-19.

A corporação, por fim, informou que os pontos de atuação das equipes policiais serão definidos pelos comandantes de unidades, de acordo com mapas estatísticos de manchas criminais e levantamentos do serviço de inteligência de cada unidade envolvida. “A Polícia Militar esclarece que no período, não serão informadas estatísticas quanto ao número de participantes em manifestações, tendo em vista não ser atribuição da instituição”, destacou a PM.

Manifestação 

Está prevista, a partir das 14 horas, na avenida Palmas Brasil Sul, a manifestação em prol de Bolsonaro. Da concentração, os manifestantes sairão em carreatas, com carros, motos e bicicletas - e cavalgadas em direção à Praça dos Girassóis, onde farão uma oração coletiva. "Vamos fazer uma oração, pedir a Deus que abençoe o nosso Brasil e também vamos estar cantando o Hino Nacional", explica Glaydson Ricardo, um dos entusiastas do ato.

Além da manifestação em Palmas, uma caravana com 13 ônibus embarcou na segunda-feira, 6, com destino a Brasília. “São sete ônibus de Palmas, dois já estão em Brasília, outros dois de Gurupi e mais quatro de Araguaína, com um total de 720 patriotas”, explica Thiago Marasca Moura, presidente estadual da Juventude Trabalhista Cristã Conversadora do PTB, um dos organizadores. A previsão de chegada era hoje pela manhã em Brasília.