A primeira viagem oficial de Michel Temer como chefe de Estado começou com uma gafe cometida pelo Palácio do Planalto. Ao publicar a agenda oficial do presidente em Moscou, o site do governo informou que Temer partiria de "Brasília para a República Socialista Federativa Soviética da Rússia", denominação usada durante o regime comunista, entre 1917 e 1991, para designar a Rússiana União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS).

O nome oficial do país é Federação Russa. O erro de informação permaneceu no ar ao longo de 15 minutos e acabou sendo corrigido Durante a viagem, Temer terá uma das mais importantes reuniões diplomáticas de sua gestão. Ele será recebido com honras pelo presidente Vladimir Putin no Kremlin, depois de ter sido preterido na última reunião de cúpula dos Brics - grupo formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul -, na Índia.

O compromisso oficial de Temer ocorrerá à tarde, às 14 horas no fuso de Moscou, quando o presidente será recebido por Vyacheslav Volodin, presidente da Câmara Baixa do Parlamento da Rússia, a Duma. Os dois principais eventos, entretanto, serão com Putin e seu primeiro-ministro, Dimitri Medvedev. Também estão na pauta questões como o comércio bilateral. Após a Rússia, Temer viajará para Oslo, na Noruega.