Em nota divulgada neste domingo (14), o Partido Liberal (PL) confirmou que a filiação do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) à sigla foi adiada. “Após intensa troca de mensagens na madrugada deste domingo, 14, com o presidente Jair Bolsonaro, decidimos, de comum acordo, pelo adiamento da anunciada cerimônia de filiação”, diz o comunicado assinado pelo presidente do PL, Valdemar da Costa Neto.

Inicialmente anunciada para o dia 22 de novembro, a filiação de Bolsonaro não tem uma nova data marcada. O presidente está sem partido desde que rompeu com o PSL no final de 2019 e, sem conseguir estruturar uma nova legenda - o Aliança pelo Brasil -, iniciou conversas com partidos do centrão, entre eles o PL e o PP.

Ao falar com jornalistas em Dubai, onde cumpre agenda de uma semana, Bolsonaro afirmou ser “difícil” viabilizar a filiação para acertar o que chamou de “casamento” com a sigla, e afirmou ainda ter “muita coisa a conversar”. Ainda de acordo com o presidente, é necessário alinhar pautas “conservadoras, nas questões de interesse nacional, na política em relação ao exterior, na questão de defesa também”. Ele disse ainda que devem ser discutidas coligações estaduais. “A gente não vai aceitar, por exemplo, São Paulo apoiar alguém do PSDB”, finalizou.