A Polícia Federal (PF) toca atualmente 9,4 mil inquéritos em todo o país sobre crimes relacionados a desvios de verbas públicas, incluindo corrupção ativa e passiva, peculato, cartel ou fraude a licitações e superfaturamento de obras públicas. As suspeitas recaem sobre um total de R$ 39,5 bilhões em contratos com a administração pública ­apenas ao final dos inquéritos se saberá o volume efetivamente desviado.

Na sexta-feira, a PF no Tocantins deflagrou a operação Papel S/A, que investiga a possibilidade de atos de fraude em licitação para desvio de recursos públicos em Abreulândia, no interior do Estado. Porém, o balanço de 9,4 mil inquéritos no País ainda não inclui a referida operação, já que os dados gerais foram divulgados na última quarta-feira.

Prefeituras

Conforme os dados nacionais, 4.039 inquéritos, ou cerca de 43% do total, estão relacionados a supostos crimes cometidos por prefeitos. Há outros 2.080 inquéritos sobre peculato (apropriação de bem ou valor cometida por funcionário público), 1.177 sobre “frustração ou fraude no caráter competitivo (cartel) em licitação”, 726 de “dispensa ou inexigibilidade ilegal de licitação”, 422 de corrupção passiva e 83 de corrupção ativa.