A Polícia Federal indiciou dezesseis pessoas na conclusão do inquérito instaurado em decorrência da Operação Reis do Gado, que completou um ano nesta terça-feira, 28. Entre as pessoas indiciadas, quatro são parentes do governador Marcelo Miranda: seu pai, Brito Miranda, o irmão José Edimar Brito, a irmã Maria da Glória e a cunhada Márcia Pires Lobo. As informações são da TV Anhanguera.

As investigações da Polícia Federal apontaram para uma movimentação ilegal de cerca de R$ 200 milhões e a ocultação desse dinheiro era feita através de contratos de gaveta e manobras fiscais ilegais, como a compra de fazendas e cabeças de gado. Peritos da PF afirmam que a quantidade de gado era tão grande que não caberia dentro da fazenda destinada, o que resultou no jargão “gados de papel”.

Contrato de valores considerados exorbitantes entre governo e empresa de transporte aéreo também foi alvo de investigação no inquérito da Polícia Federal. “Os valores eram tão altos que se fossem dimensionadas em horas de voo, obrigariam os pilotos a abastecerem as aeronaves no ar para poder suprir o valor integral do contrato”, apontou Ana Paula Rehbein em sua reportagem.

A PF busca a condenação de todos os indiciados pelos crimes de lavagem de dinheiro e corrupção.

Marcelo Miranda não foi indiciado, mas é investigado em inquérito que uniu as Operações Reis do Gado e Ápia, além de ter sido condenado ontem pela Justiça Federal por improbidade administrativa.

O Jornal do Tocantins entrou em contato com a defesa de Brito Miranda, José Edimar Brito, Maria da Glória e Márcia Pires e aguarda retorno.