Cerca de 150 pessoas fazem vigília em frente à casa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em São Bernardo do Campo (Grande São Paulo), na manhã desta segunda-feira (21).

O ato, organizado pelo PT e movimentos de apoio ao governo, tem como objetivo mostrar solidariedade a Lula, que na última sexta-feira (18) teve sua posse como ministro da Casa Civil suspensa pelo STF (Supremo Tribunal Federal).

A decisão fez com que o ex-presidente perdesse o chamado foro privilegiado -que lhe dá o benefício de só ser julgado pela Suprema Corte- e aliados receiam que ele possa novamente ser alvo do juiz Sergio Moro em uma fase da Operação Lava Jato, que o investiga.

"Temos medo que possa ser feito um pedido de prisão preventiva ou uma nova condução coercitiva [depoimento obrigatório]. Vemos que parte do Poder Judiciário está contaminada e de conluio com a oposição", afirma o deputado federal Vicentinho (PT-SP), um dos presentes na manifestação.

No começo do mês, o ex-presidente foi levado a depor pela Polícia Federal no aeroporto de Congonhas; propriedades suas e de seus familiares foram alvo de mandados de busca e apreensão.

"Eduardo Cunha, que já é réu e contra quem há provas claras, não é chamado para depor coercitivamente. Aécio Neves, citado cinco vezes na Lava Jato, também não", argumenta.

Os simpatizantes de Lula chegaram à frente de sua casa às 4h30 -o trânsito foi interrompido nos dois sentidos da rua às 6h45. Segundo organizadores, não há horário previsto para o encerramento do ato.