O PCdoB, que participou da convenção do governador Sandoval Cardoso (SD), deixou o grupo governista para apoiar a chapa formada pelo PROS, PTN, PPL, PMN e PSDC, liderada pelo senador Ataídes de Oliveira, candidato ao governo do Estado. A decisão foi formalizada ontem.

O presidente do Comitê Municipal do partido em Palmas, Davis Miranda, explicou que, após a declaração de apoio ao SD, o Comitê Central do PCdoB disse que teria que apoiar uma coligação da base da presidente Dilma Rousseff. Miranda disse que a escolha pelo PROS e não pelo PMDB se deu pelo diálogo mais adiantado com o partido e uma candidatura com característica de terceira via.

Ataídes

Apesar da declaração de Miranda, o presidente estadual e candidato a governo pelo PROS, senador Ataídes Oliveira, afirmou que o acordo com o PCdoB já estava “encaminhado desde o dia 30”. “As conversações se estenderam por mais de 15 reuniões e desde o dia 30 já tínhamos um acordo para bater o martelo. O anúncio só está sendo feito hoje porque faltava a assinatura de um membro do PCdoB”.

Questionado sobre a presença do PCdoB na convenção do SD, Ataídes afirmou que “a simples presença em outra convenção é normal. Eu mesmo estive na convenção do PMDB, mas, repito, desde o dia 30 já existia o acordo .