O deputado federal e presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM), se manifestou, nesta quinta-feira (26), a respeito da internação do segurança de Jair Bolsonaro (sem partido), Ari Celso Rocha Lima de Barros, de 39 anos, por coronavírus. Para o parlamentar, o isolamento vertical, defendido pelo presidente, só deve ser feito após muito planejamento.

Em pronunciamento na terça-feira (24), Bolsonaro disse que a doença só se agravava em idosos e pessoas do grupo de risco e, por isso, o iolamento deveria ser estabelecido apenas para eles. Entretanto Ari, que é jovem, está internado em estado grave. Maia avalia que para aderir á opinião do presidente, seria preciso um estudo de dados referentes às vítimas e ao perfil de infectados.

“Estatística nos dão o norte, mas existirão casos de pessoas mais jovens que também terão casos diferentes da média. Por isso temos que tomar muito cuidado na questão do isolamento vertical, porque é um vírus novo”, justificou. 

O presidente da Câmara também defendeu que o apoio de entidades do setor privado para comprar testes pode ajudar a diagnosticar quantos foram os casos de infectados assintomáticos. 

Ari está internado desde quarta-feira (25). Ele é funcionário do Gabiente de Segurança Institucional (GSI). Ele foi diagnosticado na quarta-feira passada e estava em isolamento em casa. Mas o caso se agravou e o militar teve que ser internado no Hospital de Base, em Brasília.