A vice-prefeita Cinthia Ribeiro (PSDB) irá comandar a Prefeitura de Palmas nos próximos 15 dias. O prefeito Carlos Amastha (PSB) se afastou do cargo para tratamento de saúde, onde se submeterá a um procedimento cirúrgico. A Secretaria Municipal de Comunicação informou que não haverá solenidade de transmissão de cargo.

Cinthia já teve uma agenda intensa na tarde de ontem, com muitas reuniões, entre elas do Conselho Gestor. Ela já tem comparecido em vários eventos representando a prefeitura e tem participado de anúncios importantes feitos por Amastha, como também cumprido tarefas na gestão.

Palmas, depois de quatro anos, terá uma vice-prefeita assumindo a gestão municipal. Porque, no primeiro mandato de Amastha, seu vice, Sargento Aragão, não tomou posse, renunciando ao cargo. Em alguns momentos, Amastha transmitiu o cargo para o presidente da Câmara, mas outras vezes ninguém ocupou seu lugar.

Cinthia não esconde o interesse de gerir a Capital e talvez de forma permanente. A vice-prefeita aposta no projeto da candidatura de Amastha ao governo do Estado em 2018, pois o prefeito precisará renunciar ao mandato atual para concorrer a outro cargo no Executivo. Com isso, Cinthia ficaria por quase dois anos gerindo a Capital tocantinense.

Ainda no início do ano, Amastha disse que Cinthia passaria por cada pasta da prefeitura, atuando pelo menos 15 dias em cada área, para que tenha um conhecimento global da gestão de Palmas.

Afastamento

O prefeito Amastha anunciou na terça-feira, pelas redes sociais, que iria se afastar do cargo para tratamento de saúde. Em nota oficial, a prefeitura informou que Amastha passou por uma bateria de exames e foram diagnosticados uma hérnia inguinal e um tumor benigno no intestino. O prefeito realizará exames complementares e o procedimento cirúrgico na cidade São Paulo.