O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), afirmou nesta 2ª feira (20.dez.2021) que se solidariza com os servidores e diretores da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). O corpo técnico e a cúpula do órgão relataram a autoridades que vêm sofrendo ameaças depois de liberarem a vacinação de crianças de 5 a 11 anos contra a covid.

“É inaceitável qualquer intimidação ou ameaça em função de decisões que são tomadas, livre e autonomamente, por uma agência reguladora a partir de critérios técnicos e científicos”, disse Pacheco durante sessão do Senado nesta 2ª.

Sem citar o presidente Jair Bolsonaro (PL), o senador declarou ser “intolerável” a “politização” da decisão da Anvisa. Na última 5ª feira (16.dez), o órgão aprovou pedido da Pfizer e autorizou o uso de sua vacina anticovid na imunização de crianças.

Na própria 5ª, Bolsonaro afirmou em sua live semanal que havia pedido “extraoficialmente” os nomes dos técnicos envolvidos na aprovação do pedido da Pfizer e pretendia divulgá-los para que “todo mundo forme seu juízo”.

Eleito presidente do Senado no início de 2021 com apoio do Palácio do Planalto, Pacheco afastou-se gradualmente do governo federal e de Bolsonaro. Recentemente, filiou-se ao PSD com o rótulo de pré-candidato do partido de Gilberto Kassab à Presidência da República em 2022.

“É lamentável que haja esse tipo de politização, capaz até de levar a discussão às raias de intimidações e ameaças desse tipo”, disse Pacheco. “[A Anvisa] tem a solidariedade e o apoio irrestrito do Senado Federal para fazer o enfrentamento que precisa ser feito a essa pandemia. E é fundamental que a Anvisa o faça a partir de critérios técnicos e científicos, não por qualquer outro motivo.”

Em resposta à fala de Bolsonaro, a diretoria da Anvisa divulgou nota em que diz que seu trabalho é “isento de pressões internas e avesso a pressões externas”. Também escreve que a agência “se encontra no foco e no alvo do ativismo político violento”.

Na sessão desta 2ª, Pacheco também elogiou o diretor-presidente da autarquia, Antônio Barra Torres em sua fala. “Minha solidariedade à Anvisa, a todos os seus colaboradores, na pessoa, repito, de seu Presidente, que tem conduzido muito bem a Anvisa, o almirante Barra Torres.”