O governador do Estado do Tocantins, Mauro Carlesse (DEM), dará posse aos novos Secretários de Estado e Presidentes de Autarquias nesta terça-feira, 12, a partir das 10h na sala de reuniões do Palácio Araguaia.  Em obediência às normas sanitárias de prevenção à Covid-19, o evento será restrito a convidados e à imprensa.

Nesta segunda-feira, o Diário do Estado trouxe outras mudanças. Na Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Tocantins (Adapec) sai Alberto Mendes da Rocha e assume Paulo Antônio de Lima, pai do prefeito reeleito em Alvorada, Paulo Antônio de Lima Segundo. 

Renato Jayme da Silva, ex-secretário de Saúde na gestão de Carlesse, deixa pasta do Meio Ambiente e Recursos Hídricos e assume a presidência do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins). O cargo do órgão hídrico será ocupado pela ex-prefeita de Brejinho de Nazaré, Miyuki Hyashida. 

Na sexta-feira, 8, as primeiras mudanças começaram com a nomeação do suplente para vereador em Palmas Jaime Café como secretário da Agricultura, Pecuária e Aquicultura, cargo que o também ex-deputado havia exercido  no governo Siqueira Campos (2011-2014). Ele assume no lugar de Thiago Pereira Dourado. 

Paranaense outrora radicado em Lagoa da Confusão, onde é produtor rural, Café também presidiu o Sindicato Rural da cidade, que também administrou como prefeito, por dois mandatos e assumiu como deputado estadual em 2017. Em 2020, disputou uma das 19 vagas da Câmara de Palmas e conquistou 1540 votos e é suplente do Solidariedade. 

As outras mudanças são de Sebastião Albuquerque Cordeiro, que deixa a presidência do Naturatins e passa a ser o Chefe de Gabinete do Governador, da Secretaria Executiva da Governadoria. Ele assume o lugar de Divino Allan Siqueira, ex-chefe-de gabinete, agora responde apenas como Secretário de Estado da Governadoria.