O deputado federal e presidente da Força Sindical Paulinho da Força (Solidariedade) afirmou que homens e mulheres não podem se aposentar com a mesma idade porque "as mulheres têm que cuidar da casa e além disso têm que trabalhar".

"O que nós não podemos concordar é que homens e mulheres tenham o mesmo tempo de aposentadoria. Todos nós homens sabemos que os homens não lavam nem um prato quando acabam de comer. Então as mulheres têm que cuidar da casa e além disso tem que trabalhar. Então elas não podem se aposentar igual aos homens", afirmou antes da reunião das centrais sindicais para debater a proposta de reforma da Previdência proposta nesta semana pelo governo.

As centrais vão apresentar uma contraproposta à reforma.

Paulinho defendeu, no entanto, que a idade mínima para aposentadoria seja de 60 anos para homens e 58 para mulheres. Hoje não existe idade mínima para homens que completam 35 anos de contribuição ao INSS e mulheres que alcançam 30 anos de vida contributiva.

Apesar da contribuição de pelo menos 25 anos, para receber o benefício integral a que tem direito, o trabalhador precisará comprovar 49 anos de pagamentos ao INSS.

"Não pode você ter que trabalhar 49 anos pra se aposentar integralmente. Qual brasileiro vai conseguir trabalhar 49 anos. Vai ter que começar a trabalhar a partir dos cinco anos de idade?", questionou.