A 9ª Promotoria de Justiça da Capital abriu um procedimento administrativo para acompanhar a tramitação do recurso de Apelação Criminal do secretário de Desenvolvimento Urbano, Regularização Fundiária e Serviços Regionais de Palmas, Roberto Petrucci Júnior. Condenado a 5 anos e 4 meses de prisão semiaberta e 26 dias multas, em 23 de julho de 2018, por corrupção passiva, Petrucci Júnior recorreu ao Tribunal de Justiça do Estado do Paraná e aguarda decisão colegiada. 
 
Roberto Petrucci Júnior teve uma nomeação como secretário municipal de Desenvolvimento Urbano, Regularização Fundiária e Serviços Regionais publicada em fevereiro de 2018 e após as exonerações em massa do primeiro e segundo escalão, em abril desse ano, ele aparece renomeado pela prefeita desde 14 de abril.
 
Segundo a portaria que abriu o procedimento, o acompanhamento é necessário porque se a Justiça paranaense decidir pela confirmação da sentença condenatória ele será alcançado pela Lei Municipal nº 2.457, de 8 de janeiro de 2019, que criou a Lei da Ficha Limpa em Palmas.
 
A lei da ficha limpa de Palmas veda a nomeação para cargos em comissão e função de confiança na administração direta, indireta e fundações de quem for condenado, em decisão transitada em julgado ou proferida por órgão judicial colegiado por crimes contra a economia popular, a fé pública, a administração pública e o patrimônio público. A proibição é de oito anos, desde a condenação.
 
O acompanhamento será feito por auxiliares e analistas do Ministério Público da 9ª Promotoria de Justiça da Capital. Eles devem consultar o processo no Paraná, no sistema judicial paranaense a cada 30 dias para acompanhar o recurso. Assim que for julgado, o procedimento terá "conclusão imediata" para haver "deliberação a respeito das medidas administrativas ou judiciais a serem adotadas.
 
Procurada pela redação às 8h12, a Prefeitura de Palmas não se manifestou até a publicação da matéria às 10 horas. Após a publicação da matéria, em nota,  afirma que "no momento o Município não vai se manifestar sobre um processo que não tramitou em julgado".