Por suspeita de superfaturamento e desvio de verbas públicas na execução de obras de reestruturação e implantação da Escola Municipal Firmina Pereira dos Santos, em Ipueiras, cidade distante a 120 km de Palmas, o Ministério Público do Estado do Tocantins (MPTO), por intermédio da 5ª Promotoria de Justiça da Comarca de Porto Nacional (TO), instaurou inquérito civil público, nesta semana, para apurar o caso.

Conforme o MPTO, o fato ocorreu em 2016, durante a gestão do então prefeito Hélio Carvalho dos Anjos, que teria ordenado despesa de R$ 21 mil, sem respaldo em planilhas orçamentárias de medição de serviços e sem o registro de empenho e emissão de nota fiscal.

Para o órgão, o ato configura como improbidade administrativa e se comprovado o desvio da verba, a Prefeitura de Ipueiras deverá ressarcir os cofres públicos.

O presente procedimento será secretariado pum um analista do Ministério Público lotado na Promotoria de Justiça de Porto Nacional.

Conforme o órgão, O MPTO irá analisar a sede da Escola Municipal Firmina Pereira dos Santos, em Ipueiras, e, de posse da documentação apresentada pelo município, realizar vistoria no imóvel para verificar a sua atual situação do local.

De acordo com o MPTO, o órgão também vai apurar os valores efetivamente pagos pelo município de Ipueiras à empresa contratada para executar referida obra (‘N. da Silva Guimarães – Serralheria – ME’ - CNPJ n. 18.159.146/0001-40).

O Jornal do Tocantins tenta contato com a Prefeitura de Ipueiras.