Apesar dos protestos da Bancada Tocantinense no Congresso Nacional, o Ministério da Infraestrutura pretende manter sem alterações o edital de concessão da BR-153 à iniciativa privada. A informação surgiu após uma reunião do coordenador da bancada, deputado federal Tiago Dimas (SD), com o ministro Tarcísio Gomes de Freitas nesta quarta-feira, 14. O objetivo do encontro era traçar possíveis mudanças no edital do leilão da rodovia federal.O leilão da BR-153 está marcado para o dia 29 de abril. Quase 174 quilômetros do trecho entre Anápolis/GO e Aliança/TO serão cedidos à iniciativa privada.ReuniãoSegundo relatou Dimas nas redes sociais, o ministro apresentou razões para a permanência do edital, mas teria apresentado uma alternativa. “Basicamente, a alternativa é o compromisso de aplicar a arrecadação de eventual ágio em obras de duplicação do trecho do Tocantins. Caso não haja ágio, o Ministério da Infraestrutura faria a obra com dinheiro público, colocando-a no Orçamento da União”, explicou Dimas.O parlamentar também ressaltou que tem articulado junto aos deputados do Tocantins para não aceitar o atual edital de concessão que prevê o prazo de 20 anos para início da duplicação da rodovia no Tocantins. “A tendência é não aceitar a proposta. A maioria entende que as garantias precisam ser documentadas dentro do edital”.Os deputados tocantinenses acreditam que o edital da maneira que é colocado discrimina o Tocantins, já que a duplicação dos principais trechos da BR-153, que corta o Estado, está prevista somente a partir do vigésimo ano.O Edital aponta que 26% das duplicações no Tocantins serão concluídas em até dez anos. Já em Goiás é de 70%. Nas obras de duplicação com conclusão acima de 19 anos, a parte do Tocantins é de 74%, e em Goiás, de 30%.LeilãoA Agência Nacional dos Transportes Terrestres (ANTT) publicou no dia 29 de janeiro último, o edital para a concessão de 851 quilômetros das rodovias BR-153/TO/GO e BR-080/414/GO. O documento foi elaborado com base nos estudos realizados pela Empresa de Planejamento e Logística (EPL) e estima investimentos de R$ 14 bilhões nas rodovias ao longo dos 35 anos previstos no contrato.A BR-153/TO/GO é considerada uma das principais ligações entre o Meio-Norte e o Sul do país. O projeto prevê mais de 600 quilômetros de duplicação, 27 quilômetros de faixas adicionais e 89 quilômetros de vias marginais, além de diversas obras que resultarão na melhoria do nível do serviço da rodovia.Para que os investimentos privados possam ser realizados, serão necessárias nove praças de pedágio que estarão localizadas nas seguintes cidades: Aliança/TO, Figueirópolis/TO, Talismã/GO, Santa Tereza de Goiás/GO, Uruaçu/GO, São Luiz do Norte/GO, Jaraguá/GO, Barro Alto/GO e Planalmira/GO.Confira os trechos que serão concedidos:Rodovia BR-153/TO - de Aliança do Tocantins/TO à divisa de estado com Goiás; Rodovia BR-153/GO - Da divisa do estado de GO com TO até Anápolis/GO; Rodovia BR-414/GO - De Assunção de Goiás/GO até Anápolis/GO; e Rodovia BR-080/GO - Do entroncamento com a BR 414 em Assunção de Goiás/GO até o entroncamento com a BR 153.