O MEC (Ministério da Educação) informou que não renovará o contrato com a Acerp (Associação de Comunicação Educativa Roquette Pinto), responsável por gerir a TV Escola. O acordo vigente foi firmado em 2015 e se encerra ao fim deste ano.

Nesta sexta-feira (13), o ministro Abraham Weintraub ordenou que funcionários da emissora deixem o prédio e um caminhão de mudanças chegou ao local para levar os pertences da equipe. Não há confirmação sobre a continuidade do canal.

De acordo com nota divulgada pela Roquette Pinto, em 24 de outubro a emissora recebeu uma notificação solicitando a desocupação do espaço. Chegou a conseguir uma liminar para ficar no local enquanto achava outro imóvel adequado e fazer a mudança. No entanto, a liminar foi cassada nesta quinta- feira (12).

“A direção da Roquette Pinto Comunicação Educativa, que faz a gestão da TV Escola, tentou inúmeros contatos com assessores do Ministério e com o próprio ministro, no sentido de solicitar uma prorrogação do prazo para a desocupação afim de poder achar um local adequado. Não recebeu nenhuma resposta”, diz a nota.

A TV Escola existe desde 1995. Exibe conteúdo educacional voltado para professores e alunos.

De acordo com o jornal Folha de S.Paulo, os ministro Weintraub e Onyx Lorenzoni (Casa Civil) tentaram indicar pessoas para a associação e não foram atendidos.

Além disso, recentemente a TV começou a veicular a série “Brasil: a última cruzada”, da qual o escritor Olavo de Carvalho –guru de uma das áreas ideológicas do governo– faz parte. A série faz releituras sobre a ditadura militar e outros períodos históricos do Brasil sob viés conservador.