O novo presidente do Associação Tocantinense de Municípios (ATM), Jairo Mariano (PDT), prefeito de Pedro Afonso, toma posse amanhã, às 10 horas. O ex-prefeito de Brasilândia do Tocantins e atual presidente da entidade, João Emídio de Miranda (PMDB), deixa o cargo, para qual foi eleito em 2015. A solenidade será realizada no auditório da ATM, em Palmas.

Miranda destacou algumas ações realizadas em sua gestão: o pagamento das dívidas do transporte escolar e Fundeb, por parte do governo do Estado; garantia da distribuição do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) Ecológico para todas as prefeituras; implementação da cobrança do Imposto Sobre Serviços (ISS) dos cartórios; e a regularização de boa parte das prefeituras quanto a implantação dos portais da transparência.

Mariano, único candidato que disputou o pleito, tem feito um discurso conciliador e de união. Ele defendeu que a ATM deve permanecer unida para dar continuidade a sua independência. Ele destacou que participará de fóruns e conselhos para debater o desenvolvimento do Estado. Um projeto anunciado por Mariano foi a implantação da Escola de Gestão da ATM, para sanar uma das principais deficiências dos municípios: falta de mão de obra qualificada.

Junto com Mariano, também irão compor a direção da ATM os prefeitos: Eduardo Madruga (PMDB), de Wanderlândia; Adriano Moraes (PT), de São Sebastião; Fernandes Rodrigues (PMDB), de Figueirópolis; Fabrício Viana (PMDB), de Paranã; Márcio Pinheiro (PSD), de Itapiratins; e Yaporan Milhomem (PV), do município de Ponte Alta do Bom Jesus.