O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, disse, em coletiva de imprensa, nesta quarta-feira (15), que não aceitou o pedido de demissão do secretário nacional de Vigilância em Saúde, o enfermeiro epidemiologista Wanderson de Oliveira. O titular da Saúde disse que sua equipe só irá deixar o ministério quando ele sair: "Sairemos todos juntos".

Wanderson é apontado como um dos principais formuladores da estratégia do Ministério da Saúde para enfrentar a covid-19 e vinha se queixando a colegas sobre o discurso do presidente Jair Bolsonaro contrário ao isolamento social mais amplo. Em carta de despedida, ele havia dito que a demissão do ministro Luiz Henrique Mandetta está "programada para as próximas horas ou dias".

Mandetta, porém, não aceitou e disse que a equipe continua. Doutor em epidemiologia, Wanderson é servidor do Hospital das Forças Armadas e têm experiência internacional em investigação de surtos, como da covid-19. Ele é tido como referência mundial em estudos sobre zika vírus.