Contabilizando as abstenções e os votos nulos e brancos, referente a Eleição Suplementar realizada nesse último domingo, mais de 443 mil eleitores não escolheram nenhuma das sete chapas ao governo do Tocantins. Esse número representa 43,54% do eleitorado do Tocantins, 1.018.329.

O percentual de abstenção foi de 30,14%, que corresponde a 306.877 eleitores que não foram votar no domingo. Já os votos nulos somam 121.877, 17,13%; e os votos brancos foram 14.660, 2,06%.

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO), Marco Villas Boas, avaliou que a abstenção foi a esperada. “Totalmente compatível com o curto período da eleição e mais um panorama político muito desfavorável em torno da política e da vontade de exercer o voto em um sistema político onde as pessoas acham que está corrompido.” Para o presidente, os eleitores não veem perspectivas de melhorias e por isso o descrédito na votação. “Isso afeta a ida do eleitor às urnas”, frisou.

Villas Boas considerou que o número de abstenção também é um recado direto para classe política, que diante de todos os acontecimentos, devem ficar atentos. “A luz vermelha já está acesa, então precisamos conscientizar disso e o Estado brasileiro preciso mudar”, destacou.