O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), afirmou nesta quarta-feira (7), estar à disposição da bancada do PT para que “o direito do ex-presidente seja garantido” em referência à transferência do ex-presidente Lulapara o presídio de Tremembé (SP).

“Não é uma decisão simples, é uma decisão extemporânea. Então, aquilo que a Presidência da Câmara puder acompanhar junto com a bancada do PT, nós estamos à disposição para que o direito do ex-presidente seja garantido”, disse em resposta à manifestação do deputado Paulo Pimenta (PT-RS) de se retirar do plenário junto aos colegas do partido para analisar as medidas a serem adotadas.

Mais tarde, ainda nesta 4ª, Maia afirmou que era “preciso tomar um certo cuidado”ao tomar esse tipo de decisão. “Trata-se de 1 ex-presidente da República”, completou. Ele afirmou também que pediu ao presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Dias Toffoli, que recebesse uma comissão para discutir o tema.

Durante a sessão que analisa os destaques –votação de trechos em separado– na PEC (Proposta de Emenda Constitucional) da reforma da Previdência nesta quarta, deputados do Centrão criticaram a transferência.

“O que a Justiça fez hoje, esta juíza, eu quero condenar aqui publicamente. Não se justifica retirar o ex-presidente Lula lá de Curitiba e levar para Tremembé. Isso é humilhação. Esta juíza deveria repensar os seus atos. Por isso, quero deixar registrado nos anais desta Casa aqui, do Parlamento brasileiro: a Justiça brasileira também não é a dona a verdade. E perseguição eu não aceito com ninguém, seja da direita, seja da esquerda”, disse o líder do Podemos na Câmara, José Nelto (GO).