Mário Lúcio Avelar (PSOL) foi o quinto candidato a governador entrevistado no Café e Política, promovido pela Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (Fieto). O evento, realizado na sede da entidade, em Palmas, contou com a participação de empresários, membros da diretoria e presidentes de sindicatos patronais da Fieto.

De acordo com a entidade, a programação foi aberta pelo presidente da Federação, Roberto Pires, que ressaltou os problemas do segmento industrial citando entraves como investimento insuficiente em infraestrutura, alta carga tributária, participação da indústria no PIB e concentração dos empregos na máquina pública.

“Um Estado que já chegou a investir 35% da receita líquida em infraestrutura, chega a um investimento perto de zero. A participação do nosso PIB da indústria aqui no estado também vem diminuindo e hoje é de 18%, sem contar que mais de 42% dos empregos estão ancorados na máquina pública. Não há condições de desenvolvimento com um cenário deste”, frisou Roberto Pires.

Mário Lúcio defendeu, conforme a Fieto, o combate a corrupção e investimento em educação para promover o desenvolvimento. Quanto à expectativa do setor à sua possível eleição, garantiu que podem “esperar uma gestão democrática, uma gestão comprometida com políticas de desenvolvimento, com estímulo à produção, com estímulo ao consumo e com estímulo à geração de riqueza”, disse Avelar.

Café e Política

Dando sequência a série de entrevistas, hoje a entidade receberá a candidata Kátia Abreu (PDT), da coligação Reconstruindo o Tocantins e amanhã Marcos Souza (PRTB) fechando a programação. Carlos Amastha (PSB), da coligação A verdadeira Mudança; Mauro Carlesse (PHS), da coligação Governo de Atitude, Márlon Reis (REDE) e Vicentinho Alves (PR), da coligação A vez dos Tocantinenses, participaram das quatro primeiras edições entre os dias 15 e 18 deste mês.

Todos os sete candidatos que concorrerão no pleito do próximo dia 3 receberão um documento, intitulado Carta da Indústria, com as ações consideradas prioridade pelo segmento para alavancar a economia do Tocantins.