Nesta quinta-feira (31), ganhou repercussão na imprensa e nas redes sociais a fala do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL) afirmando que um novo Ato Institucional nº 5 (AI-5) seria uma alternativa para o País caso a esquerda comece a “radicalizar”.

A ameaça não repercutiu bem, a ponto de 96% das menções ao assunto nas redes sociais repudiarem a ideia proposta pelo deputado. O número é resultado de um levantamento feito pela plataforma de monitoramento digital Torabit, que analisou cerca de 100 mil postagens sobre o assunto.

Conforme o levantamento, "apenas 2% das menções são positivas para o deputado”. O mesmo tanto (2%) são comentários neutros, ou seja, que formam compartilhamentos de notícias sem juízo de valor.

A pesquisa mostra que os homens foram responsáveis por 63,2% das menções. Os Estados que mais se manifestarem nas redes foram São Paulo (24,5%), Rio de Janeiro (19,9%), Minas Gerais (9%), Distrito Federal (5%), Rio Grande do Sul, Paraná e Pernambuco (4,5% cada um).

Após a fala de Eduardo, o termo AI-5 está nos assuntos mais comentados no Twitter desde o meio-dia desta quinta-feira (31). O termo entrou 52 vezes nos Trending Topics Brasil e duas vezes nos trends mundiais.

Com informações do UOL