O ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva deu uma entrevista nesta segunda-feira (28) a uma rádio do Rio Grande do Norte e disse que os procuradores que fazem parte da força-tarefa da Operação Lava Jato têm culpa na morte de sua mulher, a ex-primeira-dama Marisa Letícia.

“Acho que esses meninos da Lava Jato têm responsabilidade com a morte dela. Porque você não pode dedicar uma vida inteira a cuidar do filho, fazer política de solidariedade, e de repente da forma mais banal possível, mais cretina, ser tachada de corrupta”, afirmou Lula.

Marisa Letícia morreu no último dia 3 de fevereiro, em função de complicações após um acidente vascular cerebral (AVC) do tipo hemorrágico. Ela ficou internada por 10 dias.

Ainda na entrevista, o ex-presidente disse que os membros da operação não têm outra saída a não ser pedir a sua condenação, pois eles "criaram uma mentira, fizeram um power point da mentira e agora não sabem como sair dessa história".

Lula está em caravana há 12 dias e participa de eventos no Nordeste brasileiro. O petista já passou pela Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco e Paraíba. Ele ainda passará pelo Ceará, Piauí e Maranhão.

BOLSONARO

Em outra conversa, desta vez em uma emissora de televisão na Bahia, Lula afirmou que a ascensão de Jair Bolsonaro (PSC-RJ) como presidenciável em 2018 demonstra o "analfabetismo político" de parte do eleitorado brasileiro.

“Quando você começa a negar de forma sistemática a política, nada presta, tudo está errado, o resultado é isso. É alguém que não se diz político querer ocupar esse espaço”, disse. “Você passa a compreender que, fora da política, você vai encontrar um cara que é diferente e que pode resolver, ou um político grotesco, como é essa figura, agressivo, que ofende as mulheres, que ofende negros. O Brasil tem que negar isso”, disse o petista.