O líder norte-coreano Kim Jong-un assegurou que a Coreia do Norte é um "estado com armas nucleares responsável" e que não usará seu arsenal atômico se não for atacado previamente.

A declaração de Kim foi publicada neste domingo pela agência estatal norte-coreana "KCNA", durante o terceiro dia do congresso do partido único realizado nestes dias a portas fechadas.

O líder norte-coreano afirmou que a Coreia do Norte "cumprirá fielmente suas obrigações para a não proliferação (nuclear) e lutará pela desnuclearização global", embora tenha voltado a deixar claro ao mesmo tempo que Pyongyang não abandonará sua política de desenvolvimento nuclear e econômico adotada em 2013.

Kim aproveitou a abertura na sexta-feira do VII Congresso do Partido dos Trabalhadores, realizado pela primeira vez desde 1980 e que durará três ou quatro dias, para defender sua política conhecida como "Byeongjin" que consiste em impulsionar ao mesmo tempo o progresso econômico e o desenvolvimento nuclear.

Em relação a suas relações exteriores, o líder norte-coreano disse que Pyongyang está aberto a melhorar e normalizar as relações com os países que respeitarem a soberania da República Popular Democrática da Coreia - nome oficial da Coreia do Norte - e sejam amistosos com ela, embora tenham sido hostis no passado".