O cantor e compositor Caetano Veloso, de 75 anos, está de malas prontas para Portugal, onde se apresentará no próximo dia 12 de maio no tradicional festival de música Eurovision, ao lado dos filhos Moreno, Zeca, Tom e do cantor português Salvador Sobral.

Em entrevista ao jornal Diário de Notícias, de Lisboa, capital do país europeu, Caetano comentou sobre a situação política brasileira nos dias atuais. Questionado sobre a utilização da música como um instrumento político, assim como nos tempos da Tropicália, o baiano disse que as discussões estão "na moda no Brasil agora". "Muitos artistas manifestam-se, inclusive com um grupo relevante de músicos populares à direita. A maioria ainda tende para a esquerda, mas os da direita têm sido mais vocais".

Ainda segundo Caetano, os músicos brasileiros concentram suas manifestações políticas na internet, mas se mostra esperançoso quanto a isso. "Quem sabe de repente algumas canções saem daí?".

O artista ainda falou ao periódico português sobre fatos recentes marcantes no Brasil, como a morte da vereadora carioca Marielle Franco (PSOL) e a prisão do ex-presidente Lula (PT). "São dias bastante sombrios. Mas a reação ao assassinato de Marielle mostra uma união da maioria da população brasileira. Muitos dos jovens ingênuos que saem às ruas contra Lula e o PT, revoltam-se contra o que aconteceu com Marielle. Em dois espetáculos recentes eu gritei 'Lula livre' e as plateias dividiram-se entre aplausos imediatos e vaias retardadas, mas duradouras. Quando eu disse 'Marielle vive', o longo aplauso foi unânime".