O líder do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) na Câmara Federal, Jovair Arantes, enviou nota na tarde desta quinta-feira (18) informando que o partido não vai deixar a base do governo Michel Temer (PMDB). 

O presidente da República foi citado em delação premiada pelos donos do frigorífico JBS, conforme apurado pela reportagem do jornal O Globo nesta quarta-feira (17).

Os empresários afirmaram que o peemedebista teria pago propina para comprar o silêncio do deputado cassado Eduardo Cunha (PMDB-RJ).  

Na nota, Jovair Arantes afirma que o partido irá “aguardar o resultado das apurações sobre as denúncias apresentadas contra o presidente da República”, e ressalta que apoia “as reformas defendidas pelo governo, na certeza de que são essenciais para o crescimento do País e benéficas aos cidadãos menos favorecidos.” 

A nota faz ainda referência aos trabalhos de investigação da Operação Lava Jato.

“Também manifestamos nosso respeito ao Ministério Público Federal e à Polícia Federal, órgãos que conduzem as investigações em consonância com o Poder Judiciário, defendendo celeridade nas apurações para que a verdade possa prevalecer.”

Na tarde desta quinta, o partido Podemos, ex-PTN, informou, também por meio de nota, que deixou a base do governo Temer, mas que não migraria para a oposição.

Leia a nota na íntegra:

“NOTA DA BANCADA DO PTB NA CÂMARA DOS DEPUTADOS

Levando em consideração os efeitos negativos de uma ruptura institucional no momento em que a economia do País começa a se recuperar – com queda da inflação, aumento do número de empregos formais e retomada de investimentos externos no Brasil –, acreditamos ser necessário aguardar o resultado das apurações sobre as denúncias apresentadas contra o presidente da República.

Apoiamos as reformas defendidas pelo governo, na certeza de que são essenciais para o crescimento do País e benéficas aos cidadãos menos favorecidos.

Também manifestamos nosso respeito ao Ministério Público Federal e à Polícia Federal, órgãos que conduzem as investigações em consonância com o Poder Judiciário, defendendo celeridade nas apurações para que a verdade possa prevalecer.

Por essas razões, em nome da bancada do PTB na Câmara dos Deputados, reiteramos o apoio dos parlamentares do Partido Trabalhista Brasileiro ao governo do Presidente Michel Temer.

Jovair Arantes

Líder do PTB na Câmara dos Deputados

Brasília, 18 de maio de 2017”.