A prefeita de Brejinho de Nazaré, Miyuki Hiashida, e o prefeito de Pium, Valdemir Barros (PSDB), estiveram em Portugal no ano passado para conhecer a Escola Profissionalizante Amar Terra Verde. E agora receberam a visita do diretor-geral da instituição, João Luís de Matos Nogueira. Com o incentivo do TCE, as duas prefeituras estão firmando uma parceria internacional para o desenvolvimento de ações na área da educação profissionalizante.

Nogueira, em entrevista ao JTo, contou que a sua escola, que é pública com gestão privada, mais que oferece o Ensino Médio integrado com o curso profissionalizante, busca estudar as vocações da região para direcionar quais formações serão oferecidas.

Para Brejinho de Nazaré, a escola portuguesa ofereceu vagas para dez alunos da rede municipal para estudar por três anos em Portugal, começando em 2019, com tudo pago. Outra ação, é um intercâmbio para os profissionais da educação terem uma vivência em Portugal. Com Pium, iniciou um suporte técnico para a criação do Instituto Superior de Saúde, para fornecer cursos superiores aos moradores do município e atender as demandas de profissionais da saúde.