O slogan do governo Michel Temer (PMDB) será "Ordem e progresso", numa referência ao lema da bandeira. A marca, criada pelo publicitário Elsinho Mouco, que trabalha há vários anos para o PMDB, é azul e tem a esfera da bandeira no centro.

Segundo um dos interlocutores do presidente interino, a ideia é lembrar a necessidade de "recuperar o país da desorganização política, econômica e social e retomar o crescimento econômico".

A frase "Ordem e progresso", inscrita na bandeira do Brasil, tem origem no positivismo -escola filosófica e religiosa fundada por Auguste Comte (1798-1857).

O lema é uma redução da fórmula proposta pelo filósofo francês: "O amor por princípio, a ordem por base, e o progresso por fim".

A bandeira atual, que contém a expressão, foi adotada em 1889, pouco depois da proclamação da República.

Elsinho Mouco foi uma das pessoas que se reuniram com Temer nas últimas semanas, durante as discussões para a formação do governo.

Em fevereiro, foi o responsável pelo programa nacional do PMDB que foi ao ar em rede nacional, apresentando um diagnóstico crítico sobre o desempenho do governo Dilma Rousseff -do qual Temer ainda era o vice.

O idealizador da peça afirmou, na ocasião, que o "PMDB não escondeu ninguém" e que o programa foi feito para falar de política. "Não tem grávida, não tem gado correndo e não tem poço de petróleo. É diagnóstico, é política. É o que as pessoas querem ouvir", disse Mouco.


Piada
Como o brasileiro não perde tempo e logo faz piada com qualquer coisa, o slogan já caiu nas graças do povo. No Twitter, muitas versões divertidas da bandeira com Miley Cyrus e Fofão, por exemplo.