O governador em exercício, Wanderlei Barbosa, decretou luto oficial de três dias  no Tocantins após o falecimento do ex-prefeito de Araguaína, Joaquim de Lima Quinta, aos 89 anos. Quinta morreu na madrugada desta segunda-feira, 20, no Instituto do Rim de Goiânia (GO), onde estava internado desde o dia 11 de dezembro.

O Decreto nº 6.374 do luto será publicado no Diário Oficial do Estado, edição desta segunda. 

Barbosa também lamentou a morte. “É uma justa homenagem ao Joaquim Quinta que deixa um grande legado enquanto homem público dedicado e que trabalhou muito pelo desenvolvimento e crescimento não só de Araguaína, mas de toda a região e do Tocantins. É uma perda não só para os familiares, amigos e classe política, mas de todos os tocantinenses”, destacou o Governador.

Em nota, a  Prefeitura de Araguaína destacou que Quinta marcou “um importante avanço para a cidade de Araguaína” com a construção de obras como o mercado e do aeroporto local. O político é pai de quatro filhos e deixa 12 netos e 24 bisnetos. 

Também, em nota, a prefeita de Gurupi, Josi Nunes, e o vice-prefeito, Gleydson Nato, lamentam o falecimento. “Neste momento de dor, a prefeita e o vice-prefeito se solidarizam com os familiares e roga ao Pai pelo consolo aos corações que choram essa perda”.

Joaquim Quinta 

Prefeito eleito de Araguaína, Joaquim Quinta assumiu o cargo em 31 de janeiro de 1977 e ficou até 31 de janeiro de 1983. O seu mandato foi de seis anos, devido à prorrogação dos mandatos de prefeitos em todo o país, após uma emenda constitucional.

No período de 2 de abril a 25 de novembro de 1990, o político foi nomeado interventor do município. Eleito pela segunda vez, assumiu o cargo de prefeito em 1º de janeiro de 1996, mas foi afastado em 20 de março do mesmo ano, depois de outra intervenção estadual.

Além disso, Quinta foi candidato a Vice-Governador em 1986, na chapa de Mauro Borges Teixeira, PDC. Atuou como presidente da Associação Goiana de Municípios em 1969, auditor fiscal federal, cargo em que se aposentou e também exercia a atividade de agropecuarista na região de Araguaína.