Um levantamento nacional mostra que nos três primeiros anos de mandato os prefeitos das 26 capitais do País cumpriram apenas 39% das promessas realizada na campanha eleitoral de 2016. Em Palmas, o número de promessas não cumpridas e parcialmente cumpridas somam 68% do total de metas traçadas pela gestão municipal. 

Os dados do site de notícias do G1 Nacional mostram que das 38 promessas da gestão que começou com Carlos Amastha (PSB) e depois foi repassada a Cinthia Ribeiro (PSDB), vice na época das eleições, somente 12 foram cumpridas, ou seja 31%. Outras 12 estão parcialmente cumpridas e 14 não cumpridas. 

Conforme o levantamento, somente na área da saúde os gestores conseguiram desempenhar e finalizar as três promessas, sendo elas transformar antigo Cecep em ambulatório, colocar especialistas nos Centros de Saúde da Comunidade e criar uma equipe de saúde para moradores de rua.  

Já o único compromisso para a segurança pública ainda está pendente. A gestão tinha com meta ampliar o efetivo da Guarda Metropolitana de Palmas para 460 guardas através de concurso público.  Entretanto, apesar de anunciar o certame, o processo ainda não está assinado, mas, conforme a prefeita Cinthia disse ao JTo em entrevista, deve sair ainda no primeiro semestre de 2020

Confira os detalhes dos compromissos da gestão palmense e o status de cada promessa

Nacional

O mostra levantamento do G1 considera 1.040 compromissos assumidos pelos, então, candidatos antes de serem eleitos. Ainda que 25% das promessas foram cumpridas parcialmente até o momento, o que significa que ainda há pendências para que o trabalho seja considerado entregue. Já as promessas que ainda não foram cumpridas pelos prefeitos são 36%.

Confira o status dos compromissos de campanha após três anos de mandato: 
Cumpridas: 39 %
Cumpridas em parte: 25%
Não cumpridas: 36 %

Sendo, em números absolutos: 
Total de promessas: 1.040
Cumpridas: 406
Cumpridas em parte: 253
Não cumpridas: 379
Não avaliadas: 2