Após três dias intensos de votações na semana que antecedeu o Carnaval, a Câmara dos Deputados viverá dias de calmaria, já que os deputados terão pela frente 11 dias de folga e só voltarão a Brasília no dia 24.

Nos primeiros dias da “era” Eduardo Cunha (PMDB-RJ), o novo presidente impôs um ritmo de votações acelerado e, com pouca tolerância aos deputados faltosos, o quórum vem se mantendo alto. Na última segunda-feira, por exemplo, dia sem sessões deliberativas, 464 estiveram presentes. “Isso mostra que a Câmara dos Deputados quer e vai trabalhar nesta Legislatura. Muito obrigado à Casa por todo este esforço”, declarou o presidente no final da votação do Orçamento Impositivo.

A semana foi marcada pela aprovação em segundo turno da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) do Orçamento Impositivo, a votação da lei da biodiversidade e a instalação da Comissão Especial para discutir a Reforma Política.

No retorno

Na última semana de fevereiro, Cunha analisará os oito requerimentos de instalação de Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs) que aguardam autorização. O último pedido foi protocolado pelo ex-líder do PT, Vicentinho (SP), requerendo apuração das denúncias de falta e deficiência de órgãos públicos no atendimento de mulheres em situação de violência.

O presidente só deliberou até o momento sobre a criação da CPI da Petrobras, prevista para o pós-Carnaval.