Na manhã de hoje, as faixas pedindo que o governador Marcelo Miranda concedesse a reposição salarial dos servidores públicos foram retiradas pela polícia da Praça dos Girassóis. As faixas haviam sido instaladas na última segunda-feira pelo Movimento de União dos Servidores Civis e Militares do Estado do Tocantins (Musme-TO).

Para o Presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Saúde do Estado (Sintras) Manoel Pereira de Miranda, o governador está praticando atos antisindicais. “Estamos manifestando pacificamente, com faixas, e ele está mandando tirar essas faixas pela PM”, diz. 

“É uma prática arbitrária e antisindical querendo tirar a visibilidade da sociedade de nossa manifestação, além de colocar a polícia em constrangimento porque estamos lutando a favor dos direitos deles também”, colocou. 

Já para o presidente do Sindicato de Servidores Públicos do Estado do Tocantins (Sisepe-TO) Cleiton Pinheiro, o manifesto continua.

“Colocamos as faixas, o governo mandou arrancar, a polícia militar veio e arrancou essas faixas e levaram para o palácio. Hoje colocamos novamente, e de novo veio a PM e tirou nossas faixas e não aceitamos. Os policiais estão cumprindo uma ordem ilegal, um abuso de poder por parte do governador”, destaca. 

Ainda durante a manhã os sindicalistas realizaram uma panfletagem para mobilizar os servidores nas secretarias do Estado. 

Governo

O Jornal do Tocantins entrou em contato com o governo sobre o caso e aguarda resposta. 

Luta

Está marcada para as 11 horas de hoje uma reunião entre os sindicalistas e o governo. Para o presidente Sisepe, a expectativa é que o governo apresente uma proposta de pagamento do data-base. “Se não tiver isso as mobilizações serão intensificadas, a categoria vai ser chamada e nós podemos chegar a uma greve geral para fazer o governo do estado cumprir”, destaca. 

“Se o governo não apresentar uma proposta, faremos uma paralisação de um dia, de imediato. Isso é um sinal de alerta para poder aquecer o servidor para que ele realmente entre no clima da greve”, afirma.